História da Micareta

A festa nasceu há mais de um século. Registros apontam que a primeira edição aconteceu em 1923, com o nome de Micareme, logo após a Quaresma. A celebração começava no Sábado de Aleluia, com o repicar do sino da igreja, que anunciava o início das comemorações. Os foliões desfilavam pelas ruas ao som de marchinhas, em meio a mascarados e cavaleiros. Com o passar dos anos, a festa evoluiu, ganhando iluminação especial, comércio ambulante e atrações vindas da capital.

Com o novo formato, a Coité Folia passou a impulsionar a economia local, gerando renda para comerciantes, ambulantes, costureiras, salões de beleza e outros setores. O período é considerado de lucro certo para os setores de vestuário, alimentação e entretenimento. Outro destaque da festa é a valorização dos artistas da terra. A Coité Folia se consolida como uma vitrine para músicos, cantores e fazedores de cultura locais, que compartilham os palcos com atrações nacionais em uma verdadeira mistura de ritmos e estilos.

Com uma tradição marcada pelo entusiasmo dos foliões de Coité e visitantes de toda a Região do Sisal, a Coité Folia 2025 reforça o sentimento de pertencimento e celebra a alegria como patrimônio cultural do povo coiteense.